quarta-feira, 11 de maio de 2011

Novos Areópagos

Areópago é uma palavra de origem grega – áreios; pagos – que significa “colina de Marte”. Sua versão portuguesa, porém, aproxima-se de sua representação no latim areopagu.

O areópago era o supremo tribunal na antiga Atenas, mas com competência também política até 462 a.C. Já no século IV, só lhe incumbia julgar os caos de homicídio premeditado, incêndio e envenenamento.

O livro dos Atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas, traz no capítulo 17, versículos 16 a 34, o relato da pregação do Apóstolo Paulo em Atenas. Seja na sinagoga dos judeus ou na ágora (praça), entre os adoradores de Deus ou freqüentadores das praças, Paulo proclamava o nome de Jesus Cristo e anunciava sua ressurreição.
Neste tempo, o areópago em Atenas não mais exercia função jurídica e era espaço aberto para o encontro dos intelectuais da época. Estes, caracterizados como filósofos tomam Paulo pela mão e o conduzem ao areópago, nos diz ainda São Lucas.
No areópago, Paulo profere seu discurso mais eloqüente e utiliza de todos os recursos da retórica de que sua aguçada inteligência dispõe: “Atenienses, em tudo vejo que sois extremamente religiosos. De fato, passando e observando vossos monumentos sagrados, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘ao deus desconhecido’. Pois bem, este Deus que adorais sem conhecer, é exatamente aquele que vos anuncio [...]” Converte a poucos, a maioria, ignorando-o, diz escutá-lo depois. Como nos nossos dias poucos querem escutar a palavra de Deus. O Evangelho de Jesus que antes de tudo têm que ser pregado com a vida, posto em prática, é deixado de lado, criando assim novos areópagos, onde com testemunho da fé necessita da Palavra do Evangelho. Tratar desta palavra – areópago – é explicitar o objetivo da edição deste blog: queremos criar um “areópago”, um espaço onde quem tem sede de conhecimento poderá também ouvir o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.

No Documento de Aparecida, palavra oficial dos bispos da Igreja Católica da América Latina e do Caribe, nossos pastores declaram: “Queremos felicitar e incentivar a tantos discípulos e missionários de Jesus Cristo que, com sua presença ética coerente, continuam semeando os valores evangélicos nos ambientes onde tradicionalmente se faz cultura e nos novos areópagos: o mundo das comunicações, a construção da paz, o desenvolvimento e a liberdade do povo, sobretudo, das minorias, a promoção da mulher e da criança, a ecologia e a proteção da natureza. E ‘os vastíssimos areópagos da cultura da experimentação científicas das relações internacionais.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Novos Areópagos | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki