domingo, 25 de setembro de 2011

Os pecadores nos precederão no Reino dos Céus

Às vezes pensamos que a bondade, a misericórdia e o amor de Deus são razões que justificam qualquer coisa que façamos. Se Deus é assim, dizemos, então, tanto faz nos comportarmos bem ou mal, tanto faz trabalharmos na vinha ou abandoná-la. Se pensamos deste modo, é porque ainda não saímos de uma mentalidade ajustada à lei. Os que vivem sob a lei sentem-se impelidos a cumpri-la. A polícia e os juízes encarregam-se de cuidar para que todos a cumpram e de castigar aqueles que não o fizerem. Mas, quando o vigilante olha para o outro lado, então os que vivem sob a lei se sentem livres. Pensam que podem fazer o que quiserem. E, normalmente, dedicam-se a praticar o que é proibido. Não pensam muito naquilo que estão fazendo. O mais importante é o prazer de quebrar a norma e enganar a quem os vigia. Não se importam em saber se aquilo que fazem nesse momento é bom ou mau, ainda que, muitas vezes, isso seja prejudicial para eles mesmos.

Jesus nos convida a dar um passo adiante. Nós, cristãos, já não estamos sob a lei, mas sob o amor. Deus não nos está vigiando para verificar se cumprimos a lei, mas é como um pai que acolhe e nos leva a tomar as rédeas de nossa vida. O que devemos fazer será realizado por nossa vontade e não porque alguém nos controla de fora. No âmbito do amor de Deus é que nossa liberdade e nossa responsabilidade ganham sentido. Não há ninguém que meça e conte nossas falhas para nos castigar, mas há alguém que, com todo o carinho que podemos imaginar (Deus nosso Pai), nos anima para que cresçamos e amadureçamos como pessoas.
Nesse contexto, entendemos as palavras finais do Evangelho de Mateus, capítulo 21, versículos 28 a 32. Elas dizem que os publicanos e as prostitutas nos precederão no Reino de Deus porque se converteram. Eles compreenderam o amor de Deus, acolheram-no e responderam com generosidade ao seu chamado. Eles começaram a viver de acordo com a nova justiça do Reino. Ali onde o mais importante é, como diz São Paulo, ter “os sentimentos próprios de uma vida em Cristo Jesus”.
+ Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora(MG)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Novos Areópagos | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki