sábado, 3 de dezembro de 2011

A voz que clama - II Domingo do Advento


Celebramos neste final de semana o segundo domingo do Advento, que é o tempo favorável para se preparar para a celebração anual do Natal, o Mistério da Encarnação! A palavra de Deus nesta época especial do ano litúrgico assume um papel e uma função muito importante para nossa vida cristã. É partir dela que começamos a entender o verdadeiro sentido da vinda de Deus entre nós e a própria celebração do Natal do Senhor neste tempo marcado por tanto sofrimento, mas também com muita esperança e confiança.
Na oração do dia ou coleta, recolocamos hoje o significado da nossa expectativa pessoal e comunitária da vinda do Redentor: "Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida".
Neste domingo somos convidados a olhar para a figura de João Batista, que clama no deserto a necessidade de preparar o caminho para o Senhor que vem. Ele vem de uma maneira especial na história da humanidade. Para isto, escolhe um momento muito específico: Deus entra na história humana para transformá-la de dentro.
 Assim como há dois mil anos o apelo à preparação ecoa, chamando-nos a preparar o caminho do nosso coração, porque é aí que o Senhor deve nascer. Isso nós veremos através das transformações de nossas vidas e comportamentos.

Na primeira leitura, (Is 40,1-5.9-11), encontramo-nos imersos naquela esperança que vem exatamente do esperado Salvador da humanidade. O grande profeta do Antigo Testamento, Isaías, aponta diretamente para o coração do grande evento que Israel estava esperando desde sempre. E faz isso, recordando o compromisso pessoal e comunitário, de modo que a espera não se torne ociosa e passiva, mas pelo contrário, torne-se um incentivo para renovar-se e renovar. Aquele convite para preparar o caminho do Senhor, para diminuir o orgulho e a arrogância, presunção e autossuficiência de quem pensa que pode não ter Deus em consideração, nos diz exatamente aquilo de que precisava o povo de Israel, daquilo de que precisa o novo povo de Deus, mas também toda a humanidade: o nascimento de Cristo e a sua morte e ressurreição.
Neste tempo de espera e de renovação, precisamos também hoje de vozes proféticas e corajosas chamando o mundo à conversão. Vozes fortes e corajosas, que podem dizer a verdade até o fim e não têm medo de nada nem de ninguém, para trazer para fora tudo o que é verdadeiro, justo e reto.
Uma voz profética na preparação dos caminhos do Senhor foi João Batista. A breve passagem do Evangelho de Marcos (Mc 1,1-8) nos faz entender a sua missão e o seu papel em vista da vinda do Salvador. O precursor tem o seu lugar bem preciso no plano da salvação.
 Nós sabemos o que João Batista fez e qual foi sua atitude diante do mal, do pecado, dos desvios e da imoralidade. Ele clamou em alta voz, e denunciou, em termos inequívocos o mal existente em seu tempo. Ele não somente gritou, mas ele trabalhou e viveu na pele a experiência de um compromisso e fidelidade à verdade e à moralidade. A existência do Batista foi uma vida reta, límpida, penitente, pura e imaculada em si; era um testemunho de uma denúncia do que estava errado e daquilo que era útil fazer para ajudar a preparar o caminho para o Messias e Redentor.
Todos nós precisamos ouvir a voz dessa voz preparatória para a vinda do Messias, que hoje nos convida a nos arrependermos, a mudar de vida para renovar-nos, fazendo penitência para concentrar em Cristo o sentido último de nossa vida.
O apóstolo Pedro, na segunda leitura, no breve trecho de sua segunda carta, lembra-nos o sentido da vida, do tempo, da história, dos eventos e nos direciona para um horizonte de eternidade, do qual não podemos prescindir se quisermos compreender o verdadeiro significado do nascimento de Cristo e do mistério da Encarnação do Filho de Deus
A consciência clara e a consciência da eternidade nos levam a agir para este objetivo final. Os novos Céus e a nova Terra são também um compromisso para construir a cada dia a civilização do amor, o Reino de Deus. 
Enquanto caminhamos para a parusia, temos o sagrado dever de acolher com alegria o plano de Deus, cumprindo, com o dom da graça, o que Jesus quer de nós. Isso nós faremos através de escolhas de vida evangélica em sinal da renovação e de alegria eterna. Nós somos os verdadeiros trabalhadores que trabalham em todas as situações para construir o nosso futuro no Senhor, com o Senhor e para Senhor que veio para nos redimir e nos salvar da nossa condição de miséria e pecado. Ele vem no esplendor da glória, e vai chamar-nos a possuir o reino prometido, que agora ousamos esperar numa esperança vigilante. A voz de João Batista continua a ecoar nos dias de hoje! Vamos escutá-lo!

† Orani João Tempesta, O. Cist.
  Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Novos Areópagos | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki