0
comentários

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Santos Patronos e Intercessores da JMJ 2013


Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Protetora da Igreja e das famílias!

Biografia
No ano 1717, três pescadores, ao lançarem a sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Devido aos muitos milagres realizados e aumento da devoção foi proclamada padroeira do Brasil em 1930 e anos depois foi erguida, em sua homenagem, uma grande basílica que acolhe milhões de peregrinos todos os anos. A JMJ a invoca como Protetora da Igreja e das famílias!
Oração
Mãe de Deus e Senhora minha, rogai incessantemente por minha família que hoje consagro a vós! Amém. 


0
comentários

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Conheça a história de devoção a Nossa Senhora Auxiliadora

Esta invocação mariana encontra suas raízes no ano 1571, quando Selim I, imperador dos turcos, após conquistar várias ilhas do Mediterrâneo, lança seu olhar de cobiça sobre toda a Europa. O Papa Pio V, diante da inércia das nações cristãs, resolveu organizar uma poderosa esquadra para salvar os cristãos da escravidão muçulmana. Para tanto, invocou o auxílio da Virgem Maria para este combate católico.
A vitória aconteceu no dia 7 de outubro de 1571. Afastada a perseguição maometana, o Santo Padre demonstrou sua gratidão à Virgem acrescentando nas ladainhas loretanas a invocação: Auxiliadora dos Cristãos.
No entanto, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, a fim de perpetuar mais um fato que atesta a intercessão da Santa Mãe de Deus: Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, o imperador francês seqüestrou o Vigário de Cristo, levando-o para a França. Movido por ardente fé na vitória, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.
0
comentários

sábado, 19 de maio de 2012

A Ascensão do Senhor


"Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: 'Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel'? Jesus respondeu: Não cabe a vocês saber o tempo e as datas que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão forças para serem minhas testemunhas em Jerusalém, na Judéia e em toda a Samaria, e até os extremos da Terra. Depois de dizer isto, Jesus foi elevado ao céu à vista deles. E quando uma nuvem o cobriu, eles não puderam vê-lo mais. Os apóstolos continuavam a olhar para o céu, enquanto Jesus ia embora. Mas, de repente, dois homens vestidos de branco apareceram a eles e lhes disseram: Homens da Galiléia, por que vocês estão aí, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu virá do mesmo modo com que vocês o viram partir para o céu".
0
comentários

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lançado o concurso para a escolha da logomarca “Franciscanos na JMJ 2013”

Em julho do ano que vem, o Brasil irá sediar o maior encontro de jovens da Igreja. Trata-se da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá des 23 a 28 de julho, com sede no Rio de Janeiro.
Nesse evento estarão presentes jovens do mundo inteiro, além dos franciscanos e franciscanas de todas as nacionalidades.
Assim, todos os franciscanos do Brasil queremos acolher os irmãos e irmãs de braços abertos, assim como o Cristo Redentor acolhe a cada um que chega ao Rio. Além disso, queremos deixar a nossa marca franciscana impressa nesse grande evento, de modo que todos os jovens possam conhecer ainda mais o Carisma de São Francisco e Santa Clara.
0
comentários

terça-feira, 15 de maio de 2012

Mensagem de Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais

“Silêncio e Palavra: caminho de evangelização” é o tema para o próximo 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais proposto pelo papa Bento XVI, que será celebrado no dia 20. No pensamento do papa, agora também disponível para download em português (http://www.pccs.va/images/mesa_comun/PDF/brasil-Livreto.pdf), o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável de ruídos na comunicação, mas como um elemento necessário de integração.
 
Segundo o papa, o silêncio favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento e pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. Não há dualidade entre “Silêncio e Palavra”, mas complementaridade entre ambos os termos que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torna-as fecundas no serviço da nova evangelização.

0
comentários

domingo, 13 de maio de 2012

Mãe

Infelizmente, a palavra "MÃE", na sociedade hodierna, está perdendo o seu valor,o seu autêntico significado,e muitas vezes soando de modo ambíguo como  sinônimo de AMOR.
Ora, aprendemos desde os tempos s de escola primária, que ser Mãe é "ser" muito mais para o outro do que para "ser" para si mesma, pois, o amor de mãe é uma constante doação.
Não somos descrentes, entretanto, na maioria das vezes, o que constatamos contradiz esses conceitos que guardamos desde a nossa infância.
Algumas vezes até em hostil oposição. As reivindicações e leis que percebemos por aí, dizem e com muita argumentação sofisticada querem provar o oposto do que realmente o "ser" mãe significa.
0
comentários

terça-feira, 8 de maio de 2012

Amai-vos como eu vos amei

Não existe uma pessoa que não ame. Muda o objeto que é amado, mas faz parte da natureza humana voltar-se, no amor, para o que é desejado e buscado. Pode parecer muito simples, mas também a capacidade de amar vem a ser educada, num processo de formação que envolve a vida inteira. Mal formada, a inata capacidade para amar pode chegar inclusive à destruição da realidade que é amada. Trata-se de uma força imensa, plantada por Deus nos corações humanos. Ela vem do Céu, para se implantar e multiplicar-se no bem que pode ser feito na terra e se perpetuará na eternidade.
O amor é um sentimento? Envolve, sim, os sentidos, mas na compreensão cristã, que perpassa a Sagrada Escritura e a experiência secular da Igreja, é muito mais do que um sentimento. Antes, é um ato de inteligência e de vontade. Basta recordar a realidade do martírio, presente em toda a história da Igreja, na qual alguém se dispõe a superar o instinto primordial de defesa da própria vida, para entregá-la pelo bem dos outros, como resultado de sua escolha de vida no seguimento do Evangelho. Existem também situações de pessoas que, mesmo sem conhecimento do Evangelho, chegam a entregar-se pelo bem dos outros, pela causa da vida e da dignidade humana. Tais gestos fazem compreender a possibilidade de uma escolha radical, que orienta todas as energias humanas para o que não se vê nem se pode comprovar, senão pelo testemunho!
“Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência a teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando a caminho, quando te deitares ou te levantares” (Dt 6,4). A primeira e decisiva opção na vida há de ser esta, como uma veste interior, que envolve e orienta todas as outras decisões: escolher Deus como tudo da própria existência.
 

Copyright © 2010 Novos Areópagos | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki