domingo, 3 de junho de 2012

A Santíssima Trindade


Caríssimos irmãos e irmãs, celebramos hoje a solenidade da Santíssima Trindade. Um Deus, uma só natureza, em três pessoas. PAI, FILHO, EPÍRITO SANTO. É um Mistério, sim, pois, somos criaturas limitadas e a nossa capacidade não tem condições de captar, na sua totalidade, o Deus criador. Contudo, meus irmãos, na nossa capacidade
humana podemos entender o que Jesus nos revelou e a própria obra criada manifesta o seu criador. Pela obra chegamos ao artista. (pinturas nas igrejas, esculturas, música, etc). Podemos dizer que a Santíssima Trindade é o mistério da união, comunhão e amor de Deus. O Deus que se revela através da Bíblia é UNO e TRINO. - Um só e ao mesmo tempo Comunidade; Unidade e Variedade. A Santíssima Trindade é a face de Deus que Jesus nos revelou. Deus é comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A cada pessoa é atribuída uma ação característica. O Pai envia o Filho com uma missão salvífica, em relação à humanidade. O Espírito Santo é enviado pelo Pai e pelo Filho para que esteja com  os discípulos, em sua missão de testemunhar o Reino do Pai. O Filho tem sua existência totalmente enraizada no Pai.Seu alimento é fazer a vontade do Pai e realizar, com perfeição,a sua obra.O Espírito Santo revela aos discípulos o que ouviu de Jesus.Terminada  sua missão terrena,o Filho voltou para junto do Pai,ao passo que o Espírito Santo continua a dinamizar , na história,a obra do Filho.

Já no A.T. Moisés explica ao povo que Deus é um Deus próximo de nós, não é anônimo, incomunicável, solitário, inacessível, indiferente. É um Deus-Amor. E onde há amor, há comunicação. E esse Deus não quis apenas comunicar-se conosco, como entre amigos. Ele se revelou como PAI. Fala com seu povo, o acompanha; conta com a amizade, resposta de amor, de seu povo (1ª leit). E Paulo, na 2ª leitura, aponta a presença da Trindade na nossa vida, colocando em nós o Espírito que nos torna filhos com o Filho. Tudo isso nos faz entender melhor o evangelho, que narra a missão de batizar “ em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.( “Em nome de” significa: na pessoa de,em união com, com a autoridade de).Ao recebermos o Batismo, entramos numa relação específica com as três pessoas da Santíssima Trindade: com o Pai, como seu filho (adotivo, mas legítimo); com o Filho, como seu irmão; e com o Espírito Santo, como quem é inspirado e impulsionado por Ele. Deus é um só. O que o Pai,o Filho e o Espírito santo significam em nós é uma só realidade.Mas essa realidade da vida divina em nós se realiza em relações diversificadas.Podemos comparar com a vida de um casal: ora são parceiros no amor,ora colaboradores no sustento da família ou na educação dos filhos, ora são pessoas autônomas(para ir votar ou fazer negócios).
Asim já podemos dizer: ”Deus não é somente o Pai criador e autor de todas as coisas, o autor da libertação de seu povo, quem envia profetas e constitui seu povo através da Lei e da Aliança. Deus também é o Filho, que, ao fazer-se homem, faz-se pobre, oprimido, solidário com todos os marginalizados do mundo, que se faz servidor e por isso se oferece à morte, que aceita a condição humana até a cruz e assim se torna o começo de uma humanidade, saída precisamente dentre todas as vítimas e do seio dos pobres deste mundo... Deus é o Espírito que fica oculto nos que o recebem e os anima a partir de seu interior. Deus é esse amor mais forte do que a morte, que guia as pessoas, levando-as muito além de suas próprias forças, essa lei de amor, essa comunidade nova que faz dos discípulos servidores. Deus também é esse espírito.” Deus  é dinâmico,quer que os continuadores de Jesus façam discípulos, batize-os em nome da trindade e observem os mandamentos que Jesus ensinou.E Jesus nos garante que estará do nosso lado sempre.Cada um de nós, pelo Batismo,recebeu a missão de evangelizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus é comunhão,  amor e diálogo. É um Deus que ama e é amado. Quanto mais compreendermos o grande amor de Deus para conosco, tanto mais viva será a fé com que professaremos: ”Creio em Deus Pai... em Jesus Cristo... e Espírito Santo.
Assim, prezados irmãos e irmãs, devemos assumir e cultivar as diversas atitudes que nos relacionam com a Santíssima trindade em nossa vida: atitude de quem é adotado  como filho por Deus (cuidar da obra d’Ele, assumir seu projeto etc); atitude de quem é irmão de Jesus (sintonia, solidariedade,fraternidade, partilha, ternura para com Jesus e para com os outros “irmãos”); atitude de quem é impulsionado pelo Espírito Santo (e não pelo espírito do mundo, do lucro, da exploração, da ganância, do egoísmo etc).Como cristão, como batizado, discípulo missionário, devemos buscar no próprio Deus Trindade o seu modo, o seu jeito de ser, como modelo para.a nossa vida. Este é o ideal a ser seguido: ”sede perfeitos como o vosso Pai é perfeito”
A perfeita comunhão existente entre as pessoas da Trindade deve tornar-se o ideal de comunhão entre os cristãos. Igualmente, a capacidade de agir de forma integrada, sem concorrência nem sobreposição de um sobre o outro.
A diversidade não é impecilho para que aconteça a comunhão trinitária. As pessoas divinas não precisam abrir mão de suas individualidades para que a Trindade aconteça. A comunhão se faz a partir do diferente, na acolhida e no respeito pelo Outro. Este é o caminho que a comunidade cristã terá de tomar, se quiser deixar-se modelar pela Trindade. Que o Senhor Jesus nos predisponha  a seguir este Modelo.

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora(MG).


0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Novos Areópagos | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki