Emigrantes mortos no mar; barcos que em vez de ser uma rota de
esperança, foram uma rota de morte. Assim recitava o título dos jornais.
Desde há algumas semanas, quando tive conhecimento desta notícia (que
infelizmente se vai repetindo tantas vezes), o caso volta-me
continuamente ao pensamento como um espinho no coração que faz doer. E
então senti o dever de vir aqui hoje para rezar, para cumprir um gesto
de solidariedade, mas também para despertar as nossas consciências a fim
de que não se repita o que aconteceu. Que não se repita, por favor.
Antes, porém, quero dizer uma palavra de sincera gratidão e encorajamento a vós, habitantes de Lampedusa e Linosa,
às associações, aos voluntários e às forças de segurança, que tendes
demonstrado – e continuais a demonstrar – atenção por pessoas em viagem
rumo a qualquer coisa de melhor. Sois uma realidade pequena, mas
ofereceis um exemplo de solidariedade! Obrigado! Obrigado também ao
Arcebispo Dom Francesco Montenegro pela sua ajuda, o seu trabalho e a sua solidariedade pastoral. Saúdo cordialmente a Presidente da Câmara Senhora Giusi Nicolini,
muito obrigado por aquilo que fez e faz. Desejo saudar os queridos
emigrantes muçulmanos que hoje, à noite, começam o jejum do Ramadã,
desejando-lhes abundantes frutos espirituais. A Igreja está ao vosso
lado na busca de uma vida mais digna para vós e vossas famílias. A vós digo: oshià!
Nesta manhã quero, à luz da Palavra de Deus que escutamos, propor
algumas palavras que sejam sobretudo uma provocação à consciência de
todos, que a todos incitem a reflectir e mudar concretamente certas
atitudes.
"Adão, onde estás?": é a primeira pergunta que Deus faz ao homem
depois do pecado. "Onde estás, Adão?". E Adão é um homem desorientado,
que perdeu o seu lugar na criação, porque presume que vai tornar-se
poderoso, poder dominar tudo, ser Deus. E quebra-se a harmonia, o homem
erra; e o mesmo se passa na relação com o outro, que já não é o irmão a
amar, mas simplesmente o outro que perturba a minha vida, o meu
bem-estar. E Deus coloca a segunda pergunta: "Caim, onde está o teu
irmão?" O sonho de ser poderoso, ser grande como Deus ou, melhor, ser
Deus, leva a uma cadeia de erros que é cadeia de morte: leva a derramar o
sangue do irmão!
Estas duas perguntas de Deus ressoam, também hoje, com toda a sua
força! Muitos de nós – e neste número me incluo também eu – estamos
desorientados, já não estamos atentos ao mundo em que vivemos, não
cuidamos nem guardamos aquilo que Deus criou para todos, e já não somos
capazes sequer de nos guardar uns com os outros. E, quando esta
desorientação atinge as dimensões do mundo, chega-se a tragédias como
aquela a que assistimos.
"Onde está o teu irmão? A voz do seu sangue clama até Mim", diz o
Senhor Deus. Esta não é uma pergunta posta a outrem; é uma pergunta
posta a mim, a ti, a cada um de nós. Estes nossos irmãos e irmãs
procuravam sair de situações difíceis, para encontrarem um pouco de
serenidade e de paz; procuravam um lugar melhor para si e suas famílias,
mas encontraram a morte. Quantas vezes outros que procuram o mesmo não
encontram compreensão, não encontram acolhimento, não encontram
solidariedade! E as suas vozes sobem até Deus! Uma vez mais vos
agradeço, habitantes de Lampedusa, pela solidariedade.
Recentemente falei com um destes irmãos. Antes de chegar aqui, passaram
pelas mãos dos traficantes, daqueles que exploram a pobreza dos outros,
daquelas pessoas para quem a pobreza dos outros é uma fonte de lucro.
Quanto sofreram! E alguns não conseguiram chegar.
"Onde está o teu irmão?" Quem é o responsável por este sangue? Na literatura espanhola, há uma comédia de Félix Lope de Vega, que conta como os habitantes da cidade de Fuente Ovejuna
matam o Governador, porque é um tirano, mas fazem-no de modo que não se
saiba quem realizou a execução. E, quando o juiz do rei pergunta "quem
matou o Governador", todos respondem: "Fuente Ovejuna,
senhor". Todos e ninguém! Também hoje assoma intensamente esta pergunta:
Quem é o responsável pelo sangue destes irmãos e irmãs? Ninguém! Todos
nós respondemos assim: não sou eu, não tenho nada a ver com isso; serão
outros, eu não certamente. Mas Deus pergunta a cada um de nós: "Onde
está o sangue do teu irmão que clama até Mim?"
Hoje ninguém no mundo se sente responsável por isso; perdemos o
sentido da responsabilidade fraterna; caímos na atitude hipócrita do
sacerdote e do levita de que falava Jesus na parábola do Bom Samaritano:
ao vermos o irmão quase morto na beira da estrada, talvez pensemos
"coitado" e prosseguimos o nosso caminho, não é dever nosso; e isto
basta para nos tranquilizarmos, para sentirmos a consciência em ordem.
A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos,
torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se
fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura
ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à
indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da
indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da
indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito,
não nos interessa, não é responsabilidade nossa!
Reaparece a figura do "Inominado" de Alexandre Manzoni. A globalização da indiferença torna-nos a todos "inominados", responsáveis sem nome nem rosto.
"Adão, onde estás?" e "onde está o teu irmão?" são as duas perguntas
que Deus coloca no início da história da humanidade e dirige também a
todos os homens do nosso tempo, incluindo nós próprios. Mas eu queria
que nos puséssemos uma terceira pergunta: "Quem de nós chorou por este
facto e por factos como este?"
Quem chorou pela morte destes irmãos e irmãs? Quem chorou por estas
pessoas que vinham no barco? Pelas mães jovens que traziam os seus
filhos? Por estes homens cujo desejo era conseguir qualquer coisa para
sustentar as próprias famílias? Somos uma sociedade que esqueceu a
experiência de chorar, de "padecer com": a globalização da indiferença
tirou-nos a capacidade de chorar!
No Evangelho, ouvimos o brado, o choro, o grande lamento: "Raquel
chora os seus filhos (...), porque já não existem". Herodes semeou morte
para defender o seu bem-estar, a sua própria bola de sabão. E isto
continua a repetir-se... Peçamos ao Senhor que apague também o que resta
de Herodes no nosso coração; peçamos ao Senhor a graça de chorar pela
nossa indiferença, de chorar pela crueldade que há no mundo, em nós,
incluindo aqueles que, no anonimato, tomam decisões socioeconómicas que
abrem a estrada aos dramas como este. "Quem chorou?" Quem chorou hoje no
mundo?
Senhor, nesta Liturgia, que é uma liturgia de penitência, pedimos
perdão pela indiferença por tantos irmãos e irmãs; pedimo-Vos perdão,
Pai, por quem se acomodou e se fechou no seu próprio bem-estar que leva à
anestesia do coração; pedimo-Vos perdão por aqueles que, com as suas
decisões a nível mundial, criaram situações que conduzem a estes dramas.
Perdão, Senhor!
Senhor, fazei que hoje ouçamos também as tuas perguntas: "Adão, onde estás? Onde está o sangue do teu irmão?"
Fonte: IHU
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