quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A vocação à vida consagrada



Iniciamos a terceira semana do mês de agosto com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Neste mês vocacional, esta semana é dedicada à oração pelas vocações para vida religiosa, consagrada. Tanto as ordens, congregações, institutos, comunidades de antigas tradições como as novas comunidades. São aqueles homens ou mulheres que, além da consagração batismal, comum a todos os cristãos, foram chamados por um novo título a dedicarem suas vidas a Deus e aos irmãos, dentro de um carisma específico na Igreja e como sinal para a sociedade.

A ação do Espírito Santo na vida da Igreja faz com que, em todas as épocas, pessoas e instituições apareçam como dons à vida eclesial para tornar presente o absoluto de Deus e para anunciar a todos a necessidade de olhar para o futuro e para o sentido último de nossas vidas. Essa forma de vida sempre esteve presente na história e marca um modo de vida que questiona o tipo de sociedade em que vivemos. Hoje, novas formas de vida consagrada aparecem como um grande presente para a Igreja.

A vida no caminho das pessoas consagradas sinaliza a entrega total a que todos os cristãos são chamados. A vida consagrada faz com que todos aprofundem as realidades últimas da vida. Por esta razão, o chamado para viver os conselhos evangélicos recorda, com seu modo de vida, a existência de Deus e do Seu amor pelo o ser humano. A única razão possível da entrega da vida de uma pessoa nessa radicalidade só pode ser por causa da fé. Por outro lado, é o testemunho do futuro eterno que Deus preparou para todos nós.
A vocação para o matrimônio é a da maioria da população. A vocação sacerdotal é muito conhecida na Igreja, devido à posição de liderança que o padre exerce em sua comunidade. A vida consagrada, em seus diversos aspectos, uma grande riqueza da Igreja, com belos e importantes testemunhas no passado e no presente, nem sempre aparece aos olhos do povo com a sua importância devida.

Normalmente, os pais reagem com alegria à notícia de que um de seus filhos ou filhas decide se casar e começar uma família. Em geral, apesar da secularização, com algumas reações contrárias, acabam aceitando quando o filho anuncia a sua vocação sacerdotal. Porém, com relação à vida consagrada, em geral as reações costumam ser mais complexas. A maioria dos pais fica cismada porque um de seus filhos decidiu juntar-se a um instituto religioso de vida consagrada.
 A vocação à vida consagrada é um chamado a uma relação única com Cristo, que vem da imitação Dele da maneira mais radical. Por exemplo, uma religiosa é uma mulher que combina amor tão íntimo de Cristo que, através dessa relação, torna-se capaz de ser uma mãe espiritual de pessoas nas situações mais diversas, e testemunha do absoluto de Deus. Uma Irmã pode "investir" seu coração e todo o entusiasmo para aqueles para quem rezar ou a quem ela é enviada, mediante o carisma recebido. A vocação à vida consagrada é um dom especial recebido de Deus dentro de um carisma do seguimento de Cristo casto, pobre e obediente. A pessoa consagrada é uma pessoa nomeada para uma maneira especial de seguir a Cristo e dar-lhe um coração verdadeiramente indiviso (cf. 1 Cor 7, 34). É alguém que, deixando tudo para estar com Cristo e segui-Lo mais de perto, como consequência dá-se de si mesmo para o próximo. Desde o início da Igreja, Deus dá às pessoas assim vocacionadas um carisma como vocação. Graças aos carismas diversos e ricos, a vida espiritual e apostólica, as pessoas consagradas tornam-se sinais de presentes incomuns e tesouros que Deus colocou no meio de nós. Elas nos recordam essa presença de Deus na história e na vida e nos ilumina com a vida de pobreza, castidade e obediência.

"O fundamento evangélico da vida consagrada deve ser buscado na relação especial que Jesus estabeleceu durante sua vida terrena com alguns de seus discípulos, pedindo-lhes não só a acolherem o Reino de Deus em suas vidas, mas também para colocar as suas vidas a serviço dos irmãos e irmãs, abandonando tudo e imitando mais de perto seu modo de vida na profissão dos conselhos evangélicos. Como nos lembram as palavras de Pedro: "Senhor, é bom estar aqui" (Mt 17, 4), são eco especial da alegria da entrega da vida. 

A profissão dos conselhos evangélicos leva o consagrado a buscar reproduzir em si o modo de vida de Cristo. “Preservar a castidade leva ao seu coração o amor virginal de Cristo e proclama-O ao mundo como o Filho unigênito, imitando a sua pobreza. Após o chamado, acompanhado de prazer interno, o consagrado entrega-se ao amor de Deus, que chama para o seu serviço exclusivo, e dedica-se totalmente a Ele e ao seu desígnio de salvação (cf. 1 Cor 7, 32-34). Aqui está o sentido da vocação à vida consagrada: é iniciativa exclusiva de Deus (cf. Jo 15, 16), que se espera daqueles a quem Ele escolhe, resposta na devoção total e exclusiva a Ele”. (cfr. João Paulo II, Vita Consecrata, 14-16).

Há uma grande diversidade de carismas, instituições e modos de vida das pessoas consagradas. Esta diversidade oferece uma riqueza de talentos que Deus dá ao homem, e da multiplicidade de necessidades das pessoas e comunidades para quem as pessoas consagradas são enviadas para o dom do amor, oração e trabalho. Muitas são também as sociedades de vida apostólica, dos institutos seculares, bem como grupos de pessoas consagradas que se juntaram a outras formas de vida da comunidade.
 Há uma característica comum em pessoas que foram chamadas a seguir Cristo no caminho da radicalidade evangélica e serviço desinteressado. É uma preocupação especial para aqueles a quem o Filho encarnado de Deus mostrou preocupação especial. Isto é especialmente verdadeiro para o pobre, abandonado, ferido e indefeso. "É esse serviço que permite que você veja claramente que a vida consagrada se manifesta na unidade do mandamento do amor – a ligação inseparável entre o amor de Deus e o amor ao próximo" (João Paulo II, Vita Consecrata, 5). As pessoas consagradas são chamadas a garantir um equilíbrio harmonioso entre o desenvolvimento espiritual de atividade e de oração e, obediência, com perseverança. "No coração da Igreja e do mundo, os mosteiros sempre foram e ainda são um sinal eloquente da comunhão, acolhendo moradas para aqueles que procuram Deus e questões espirituais, escolas, fé e verdadeiros centros de diálogo, estudo e cultura para a construção da vida eclesial e da população da Terra, em antecipação da vinda do Reino dos Céus "(João Paulo II, Vita Consecrata, 6).

Em nossos dias, existem novas formas de vida consagrada que são a resposta de Deus às novas necessidades da Igreja, que recebeu de Cristo a missão de evangelizar todos os povos e nações do mundo. Um exemplo a esse respeito são os institutos seculares, “cujos membros querem viver a sua consagração a Deus no mundo através da prática dos conselhos evangélicos no contexto das estruturas temporais, a fim de ser fermento de sabedoria e testemunho de graça dentro do desenvolvimento cultural, econômico e político. Através de uma síntese do secularismo e consagração, que é a característica específica, eles planejam para infundir a sociedade com novas energias do Reino de Cristo, procurando transformar o mundo do poder dentro das bem-aventuranças. Desta forma, apesar de pertencer completamente a Deus e ser totalmente consagrados ao seu serviço, suas atividades na vida cotidiana do mundo contribuem para a vitalidade do Evangelho nas realidades temporais. Essas novas formas de vida consagrada têm seu lugar ao lado das formas de vida religiosa conhecidas por séculos, e provam que o dom total de si a Cristo é o ideal da comunidade apostólica.” (João Paulo II, Vita Consecrata, 10). A tarefa específica das pessoas consagradas nas atuais condições sociais e culturais não é apenas uma preocupação especial para com o pobre, abandonado e desamparado, mas também a promoção ativa da dignidade humana e justiça social, e consistente com os valores do Evangelho de atividade no mundo da educação, cultura e mídia.

Fiel e alegre resposta a tal dom exige resoluta busca da santidade. Também requer sabedoria, disciplina e vigilância constante para permanecer em uma amizade mais cordial com Deus.  A vida consagrada e os conselhos evangélicos são um sinal claro da festa eterna da alegria que Deus tem preparado para aqueles que O amam.

Cumprimento e abençoo todos os consagrados e consagradas, particularmente os que trabalham e gastam a sua consagração em nossa amada Arquidiocese. Sejam todos de coração jovens para acolher os jovens que virão ao Rio para o encontro com o Redentor, e transforme o Evangelho na boa notícia do Reino. Que todos nós sejamos alegres na nossa consagração e no testemunho do Evangelho da Vida!
† Orani João Tempesta, O. Cist.
  Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Novos Areópagos | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki